sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Para refletir...

Amigo é aquele que diz o que é preciso, no sentido de precisão, por justeza e não por necessidade.Em relação ao fato de um amigo fazer função de analista, vale apenas salientar que é muito mais fácil encontrarmos excelentes psicanalistas, e até psicoterapeutas, do que conseguirmos navegar numa relação da ordem de amizade, já que tal enlace diz de um lugar, fala da capacidade de testemunhar, assim como, de uma entrega sem juízo, incondicional. A condição para a incondicionalidade da amizade é exatamente o desprendimento narcísico. A essa condição implica o reconhecimento do outro como um diferente.Desprender narcisicamente é se desprender dos próprios valores, reconhecendo os valores do outro e não tentando imputar os nossos a ele.
.............................

(FONTE: Baseado em O pensamento trai o desejo, de Paula Mantovani em Psique, nº 40, 2009.)

MENTIR


Quem mente não se aceita e tem medo de si. Vale pensar e refletir nas conseqüências antes de fazer algo que o levará a mentir. Em qualquer situação, a verdade, tanto de quem fala, quanto de quem ouve, só é adequada para quem está preparado para crescer.


Algumas pessoas mentem e não admitem sequer para si próprias. Dizem que apenas "omitem" a verdade, o que acaba sendo o mesmo. O pior de tudo, é que mentem não só para os outros, mas principalmente para si próprias, pois o objetivo e o resultado são os mesmos: iludem-se que estão protegendo alguém ou ainda fazem para preservar a própria imagem. Mentir é esconder, transgredir e são muitas as razões que levam uma pessoa a mentir, como conflitos internos, insegurança, necessidade de aprovação, dificuldade em assumir os próprios atos e suas conseqüências. Quase sempre a própria pessoa não tem consciência dos motivos internos, por falta de autoconhecimento.Quando há a necessidade de esconder algo é porque existe a idéia de que o outro não irá aceitá-lo. Há sempre um pré-julgamento do outro, como um ser incapaz de lidar com a realidade. Ou ainda, mente-se quando a verdade, em alguma época da vida, trouxe tantas conseqüências negativas e transfere para o momento presente o medo de que possa vir a acontecer igual, sem reavaliar, é claro, que o momento e as pessoas são diferentes. Mas será que não há medo de destruir uma confiança conquistada ao longo da convivência e que poderá nunca mais ser resgatada? Esquece-se que certas palavras podem se tornar inesquecíveis para quem ouve? Creio que sim. A verdade deve ser encarada por cada um, em duas situações diversas: como quem fala e como quem ouve. É preciso estar aberto e preparado para falar, mas também para ouvir. Para dizer a verdade não é preciso ser agressivo. Por mais que algumas verdades possam machucar, uma verdade vale mais que mil mentiras. É importante sempre ter a capacidade de se colocar no lugar do outro, ou seja, de quem está recebendo a mentira. Quem demonstra não estar preparado para a verdade é apenas quem mente. Diante de tudo isto, quem mente demonstra que valores como amizade, cumplicidade, integridade, ética, caráter e confiança, que são os verdadeiros alicerces das relações humanas, não são importantes e valiosos como deveriam ou poderiam ser

Deus abençõe a todos..


Deus sempre preveniu seu povo contra o uso do culto a Ele para o seu próprio enriquecimento. O que o Senhor fez naquelas ocasiões não foi cruel ou injusto, mas era apenas a manifestação da sua santidade e justiça, o que fez com que seus discípulos se lembrassem do versículo no Salmo 69:9… “o zelo da tua casa me devorou”. Este salmo é citado dezessete vezes no Novo Testamento e é um dos seis salmos mais citados no Novo Testamento.Jesus tinha amplos motivos para dizer que os comerciantes gananciosos haviam transformado o templo de Deus num “covil de salteadores”. Para poder pagar o imposto do templo, os judeus e os prosélitos procedentes de outros países tinham de trocar seu dinheiro estrangeiro por moeda aceitável. Os cambistas operavam negócios lucrativos, cobrando uma taxa para cada moeda cambiada. Jesus os chama de salteadores, sugere que as taxas deles eram tão excessivas, que na realidade extorquíam dinheiro dos pobres.Alguns não podiam levar seus próprios animais para ser sacrificados. Todos que os levavam tinham de submetê-los a um exame feito por um inspetor no templo por uma taxa. Muitos que não queriam arriscar-se a ter um animal rejeitado depois de trazê-lo de longe, compravam um leviticamente “aprovado” dos negociantes corruptos no templo. Muitos dos camponeses pobres eram bem enganados ali.Há evidência de que o ex-sumo sacerdote Anás e sua família tinham capital investido nos comerciantes no templo. Escritos rabínicos falam de “bazares dos filhos de Anás [no templo]”. O lucro que recebiam dos cambistas e da venda de animais na área do templo era uma das suas principais fontes de renda. A ação de Jesus, de expulsar os comerciantes, não só tinha por alvo o prestígio dos sacerdotes, mas também os bolsos deles.Não será que esta cena ainda se repete em nossos dias nas festas dos padroeiros em nossas paróquias e capelas?Espírito purificador, tira do meu coração toda sorte de maldade e de egoísmo, que o tornam indigno de ser morada de Deus.

JESUS FALA DA DESTRUIÇÃO DE JERUSALÉM Lc 21,20-28

...:Jesus tinha dito aos discípulos o que lhes custaria segui-lo. E prometeu que jamais os deixaria sozinhos, mesmo no tempo de tribulação. Os santos e mártires que foram submetidos aos tormentos e à morte fizeram da prisão um templo de oração e acesso para o trono da glória de Deus. Eles reconheceram a presença salvadora de Jesus em suas vidas em todas as circunstâncias. O discípulo que seguia Jesus podia perder sua vida corporal, mas não sua alma.O maior dom que nos é dado é o de nossa redenção e de adoção como filhos de Deus. Jesus nos redimiu da escravidão do pecado, do medo da morte e da destruição final. Somos gratos porque nossa esperança está no céu e na promessa que Jesus retornará para estabelecer seu reino de paz e de justiça. Sua segunda vinda será marcada por sinais que todos reconhecerão. Seu julgamento é um sinal de esperança para os que confiaram nele.Qual é a percepção que você tem das palavras de Jesus? Você se atemoriza quando ouve falar desses acontecimentos? As coisas que você vê acontecer no mundo, hoje, já confirmam isto? - Jesus já veio para você?Senhor, enchei meu coração de gratidão pelo dom da redenção e aumentai minha esperança em vosso retorno na glória. Que aquele dia me traga alegria e paz. Ajudai-me a servir-vos fielmente, e que eu faça o melhor uso de meu tempo agora à luz do tempo que virá!

sábado, 14 de novembro de 2009

ESTAR SOZINHO


Boa tarde...para vc ; refletir...
O normal é ser atualizado , produtivo e bem informado. É indispensável circular, ser bem-relacionado. Quem não corre com a manada, praticamente nem existe. Se não tomar cuidado, põem-no numa jaula: um animal estranho.Pressionados pelo relógio, pelos compromissos, pela opinião alheia, disparamos sem rumo – ou por trilhos determinados – como hamsteres que se alimentam da sua própria agitação.Ficar sossegado é perigoso: pode parecer doença. Recolher-se em casa ou dentro de si mesmo ameaça quem apanha um susto de cada vez que examina a sua alma.Estar sozinho é considerado humilhante, sinal de que não «se arranjou» ninguém – como se a amizade ou o amor se «arranjasse» numa loja.Além do desgosto pela solidão, temos horror à quietude. Pensamos logo em depressão: quem sabe terapia e antidepressivos? Uma criança que não brinca ou salta ou participa de actividades frenéticas está com algum problema.
.O silêncio assusta-nos por retumbar no vazio dentro de nós. Quando nada se move nem faz barulho, notamos as frestas pelas quais nos espiam coisas incomodas e mal-resolvidas, ou se observa outro ângulo de nós mesmos. Damo-nos conta de que não somos apenas figurinhas atarantadas correndo entre a casa, o trabalho e o bar, a praia ou o campo.Existe em nós, geralmente nem percebido e nada valorizado, algo para além desse que paga contas, faz amor, ganha dinheiro, e come, envelhece, e um dia (mas isso é só para os outros!) vai morrer. Quem é esse que afinal sou eu? Quais os seus desejos e medos, os seus projetos e sonhos?

domingo, 8 de novembro de 2009

Quem ama é livre das condições, é livre das circunstâncias, é livre das pessoas. Ama, porque ama com o amor de Jesus.


A cruz é decorrente da nossa vivência do amor, porque amar nos traz consequências. Não é fácil amar, nem tampouco é fácil assumir os encargos que o amor nos propõe. Sentar-se para “calcular os gastos” e ou “examinar as condições” é entregar-se à ação do Espírito Santo que é quem nos capacita a deixarmos tudo e seguirmos a Jesus Cristo como discípulos seus. Assim sendo, quando Jesus nos diz “se alguém vem a mim”, Ele quer nos dizer, se “você quer me seguir você deverá viver a lei do amor; você terá que amar como eu amo; viver como eu vivo; sofrer como eu sofro; pensar como eu penso.” A renúncia maior há de ser do nosso jeito de olhar as coisas, de julgar e de encarar as pessoas, de nos desapegar dos conceitos adquiridos durante a nossa caminhada de vida, consequência da nossa criação, cultura etc. A renúncia a tudo que não combina com o pensamento evangélico e o desapego das coisas e das pessoas, é, portanto, o fundamento para que o reino dos céus viva em nós e Jesus seja o nosso Rei, Senhor e Mestre no referente à lei do Amor. Do contrário, estaremos construindo na areia e nunca seremos considerados discípulos e seguidores de Jesus. Pai, reforça minha disposição em ser discípula de teu Reino, afastando tudo quanto possa abalar a solidez de minha adesão ao Amor. Abençoada noite. Bjs no s2!!!

O amor se aprende?

(1ª)
Se usarmos a mesma ótica em vários âmbitos da vida, podemos concordar. O amor se aprende sim. Bem como o medo se aprende, o preconceito, a preocupação, o ódio, a responsabilidade, a bondade, a distinção, entre outros. Tudo isso se aprende na sociedade, no lar, num relacionamento. Cada caminho é apenas um entre milhões, mas todos os caminhos são os mesmos, não levam a lugar algum. A pergunta que devemos fazer é: Esse caminho tem coração? Se tiver, o caminho é bom. Se não tiver, não tem utilidade. Não conheço nenhuma cultura tão dedicada ao prazer quanto a nossa. Nós nos perdemos em busca do prazer, tanto que nos esquecemos que existem outras coisas. Somos uma cultura que detesta o sofrimento, mas ele é um mestre. Não estou dizendo para embutirmos sofrimento no coração, afinal, eu, como a maioria, prefiro a alegria, que também é uma grande mestra. O desespero, o assombro, a confusão, estes também são. A vida é uma grande mestra, mas a morte também. E por aí vai...Quem saberia verdadeiramente viver sem entender o que é a morte? Todo rio corre par o mesmo mar e a opção é só sua.

(2ª)

Quais os fatores que nos impedem de ver o que é essencial? Costumamos ver apenas uma parcela das coisas em nosso ambiente. Há uma porção de coisas ao nosso redor a todo momento e os nossos sentidos nos limitam enxergar. As nossas categorias pessoais e culturais limitam, nossa linguagem limita e até as normas da ciência que nos fazem selecionar mais as informações que consideramos verdadeiras limitam. Para onde quer que nos voltemos, temos consciência de um espaço reduzido e nos satisfazemos em pensar que é só o que existe. Nossas vidas são sobrecarregadas e, muitas vezes, nos parece um negócio terrivelmente complicado. No entanto, continuamos, dia a dia, esperando inconscientemente algo mais simples e com mais significado. Uma em cada sete pessoas necessita de auxílio terapêutico antes de chegar aos 40 anos. Em cada três casamentos, um termina em divórcio. O que você acha destas estatísticas?Temos que tornar a confiar, acreditar. Claro que é um risco! Depois que você começa a se ligar no risco, toda a sua vida se modifica. Mas a modificação e o crescimento só se dão quando você está disposto a arriscar Nunca se tem certeza de nada, tudo é um risco. Vou citar alguns bons exemplos: - Rir é arriscar-se a parecer tolo;- Chorar é arriscar-se a parecer sentimental;- Procurar o outro é arriscar-se a se envolver;- Expor suas idéias é arriscar-se a parecer ingênuo;- Amar é arriscar-se a não ser amado;- Viver é arriscar-se a morrer.Você está pronto para isso? Somente a pessoa que arrisca é verdadeiramente livre. A vida é um processo que se faz passo a passo, não é uma meta. E se cada passo for maravilhoso e mágico, assim será a sua vida. E o AMOR, nada mais é do que a vida em todos os seus aspectos.Um grande beijo no coração de todos...abençoado fds...luz intensa em suas áureas!!!