segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A POESIA É ETERNA





Às vezes fico parada aqui a pensar...

Como a poesia é eterna!

Fico a imaginar Quantos poemas foram perdidos,Rasgados, queimados ou esquecidos…

Que importa quem os rasgou Não importa quem os esqueça Versos que um poeta libertou...

A poesia sempre regressa!

É na palavra, pela palavra Feita em verso, que me alimento.

É na palavra, feita de pranto Riso ou encanto, que me sustento!

Sou um simples poeta! Venham comigo viajar Num beijo doce roubado!

Venham comigo provar A noite, o mel e o pecado Deixem-me recriar a poesia Que escrevo e que canto,Horas adentro,Em abrupta calma: O riso, o silêncio ou o pranto que me abraça, beija a alma e não finda!

Dêem-me uma simples folha ou um pedaço de papel-

Poesia! És tão linda!

Inspiração...





Inspiração: minha paz inquieta...

Inspiração Estou escrevendo há horas e não consigo parar.

As costas doem, o cansaço já tomou conta,E nem assim a inspiração quer cessar.

Vou continuar escrevendo para essa vontade sanar.

Mas não quero reclamar, pensar em estorvo, Inspiração é uma benção divina, como amigos.

Estou com a mente aberta, sobre tudo escrevo.Bendito Deus, sua luz ilumina-nos!

Quero escrever sobre tudo que penso.

Extravasar sentimentos e repassar emoções.

Poder com todas as palavras em consenso.

Saciar essa sede, realizar literárias produções.O amanhecer já se aproxima,E não consegui os olhos pregar.

Tenho inspiração que me anima,E vários temas a me embalar.

Tristeza, felicidade e amor,Sucesso, angústia e rivalidade.

Temas têm aos montes a se impor.

Basta eu iniciar e terá finalidade.

Que benção é essa que de repente se inicia.

Escrevo com tanta vontade que me assusto.

Qualquer assunto que eu escreva me delicia,Com o apoio da inspiração que me auxilia.

Repertório está surgindo como num encanto,Parecendo duendes a me passar cola.

Desse jeito, sem derramar um pranto,Vou me emocionar, acreditar que decola.

Os amigos me falaram de evolução,espírito, alma algo que muito aprecio.

As produções já se somam, realizo.

Quem sabe não acontece de verdade!

Mas poemas e poesia nunca pensei compartilhar.

Acreditava que sobre comportamento iria descrever,Por tanta leitura sobre o assunto ter estudado,Além de palestras e seminários ter realizado.

Bem, de qualquer forma agora poesia estou escrevendo,De maneira plena, rica e agradável, está me envolvendo,Num emaranhado de doces sensações,Que mesmo sem publicar já produz envolventes emoções.

sábado, 19 de setembro de 2009

INVEJA


Pois bem, o fato é que a inveja existe e está presente em todas as esferas do
relacionamento humano, manifestando-se em todas as vertentes do nosso quotidiano. Entre amigos, colegas ou até familiares, são frequentes as invejas motivadas por comparações desfavoráveis do status de uma pessoa em relação à outra. Aliada ao ciúme, à mágoa, à falta de auto-estima ou à falta de iniciativa em conseguir obter o que os vitoriosos obtêm, a inveja pode, contudo, ser positiva: quando tomamos alguém bem sucedido como referência para atingirmos o que ele conseguiu atingir, rumo ao sucesso. Neste caso, é necessária uma auto-estima que te torne confiante nas tuas capacidades. Por outro lado, o invejoso, sendo uma pessoa frágil, rende-se à sua própria insignificância provocando, antes disso, graves prejuízos na vida do invejado. A crítica é um exemplo, sendo das máscaras da inveja a mais subtil e, ao mesmo tempo, a mais evidente. Isto porque, sempre que caluniamos alguém (ou o criticamos destrutivamente) será porque nos sentimos inferiores a essa pessoa. Daí essa necessidade em falar mal da pessoa que tanto invejamos."Num certo dia uma cobra voraz desejava a todo custo abocanhar o inofensivo vagalume. Ao que o último lhe pergunta: "Serpente, tu que és tão poderosa porque me desejas aniquilar?". A serpente respondeu-lhe: "O teu brilho fascina-me e como eu não o posso ter, ninguém mais o terá. Por isso quero-te devorar."
E qtas vezes eu tentei ajudar....inútil..penso no velho ditado: 'se conselho fosse bom ñ dávamos, vendíamos'
Cada um tem as suas potencialidades e peculiaridades que me podem tornar vitorioso. Como tal, é na auto-comparação que eu reconheço as minhas próprias capacidades. É esta procura de mim mesmo que permite a valorização pessoal.Assim, quem sai mais prejudicado da inveja não são os outros, mas quem inveja. Ela é destrutiva, corrói a auto-estima, destrói o crescimento individual, destruindo a sua auto-aceitação porque não produz mudanças favoráveis ao desenvolvimento do invejoso, enquanto pessoa. Contaminado pelo ódio, o invejoso aproveita-se da projecção, tornando más as pessoas que são boas e, por não conseguir obter o que o invejado consegue, faz com que as qualidades do indivíduo invejado fiquem escondidas, por não as querer perceber perante os outros, numa tentativa de raiva e tristeza por tudo o que ele tem e conquista. Frustrado, e por negar os próprios sentimentos negativos que há dentro de si, o invejoso coloca todo o tipo de sentimentos maus naquele que é o objecto da sua inveja. Posto isto, e sendo o efeito mais devastador da inveja, ela é fator de bloqueio de qualquer potencial criativo. Mas infelizmente ainda capaz de destruir vidas...testemunhei com mta tristeza alguém de amiga passar a pior inimiga de uma amiga minha...e ainda se fazer de vítima...a mente humana é realmente um mistério insondável...Boa noite a todos...rs

PARA ENTENDER...PERDÃO E DESCULPAS

Nunca compreendi certas pessoas, que a custa de existência de palavras como perdoar e desculpar, se sentem legitimadas, a praticar actos condenáveis, com porta aberta e insancionaveis, devido ao facto das referidas palavras, conferirem a possibilidade de se expiar(será?)!No meu trabalho estou cansada de atender....pessoas se fazem de vítima, e querem que vc a engula, a suporte, a tenha como amigo próximo, isso digo de alguns fantasmas aos quais deleitei e teimam em voltar á minha pág., me perdoem eu ñ vou aceitar. Ñ se assustem com minha atitude...tenho motivos de sobra. Ñ pretendo entrar em detalhes...para ñ molestar vcs a quem respeito, e amo: meus amigos virtuais. Tbém ñ está em minha índole difamar ninguém...Cada um faz sua própria história....Me desculpem o jeito estranho de resolver isto aqui...Bjssssss. Paz!!!


O perdão é católico, a desculpa uma pró-forma da sociedade, do seu real valor pouco mais se poderá dizer. As pessoas evitam-se, as palavras não redimem! Freud, enfatiza a questão com o seguinte texto:Arrependimento Imoral O homem a quem o arrependimento, após o pecado, impõe grandes exigências morais, expõe-se à acusação de ter tornado a sua tarefa demasiado fácil. Não praticou o que é essencial na moral, a renúncia; com efeito, o comportamento moral ao longo da vida é exigido em função dos interesses práticos da humanidade. O homem citado recorda-nos os bárbaros das grandes ondas migradoras, que matavam e depois faziam penitência, e para os quais fazer penitência acabou por se tornar uma técnica facilitadora do assassínio....Perdoar é amar, concordo plenamente. Ñ quer dizer que eu tenha que esquecer, sendo livre escolho tbém as amizades....

EVANGELHO



Concordo em ñ levantar nenhum questionamento sobre responder aqui..rs...saiba que eu jamais responderia...rs...mas vamos lá...Háum grande risco de distorcer o Evangelho, embora que, ñ sou muito boa neste assunto...Sabemos que o Evangelho tem a primazia absoluta dentro da vida comum. É a regra suprema. E sim, considero normal leigos citarem o Evangelho....quem dera houvesse + corajosos em nome do Evangelho...talvez pudéssemos compreender melhor a essência do Amor. Nem sempre tido como o juízo definitivo sobre qualquer situação. É preciso ñ nos iludir: O Evangelho também pode ser distorcido, depauperado, explorado. quando falta entre amigos, irmãos e parentes próximos a custódia recíproca, esse disfarce da Palavra de Deus constitui a norma e ñ a excessão de uma vida espiritual vivida individualmente. Nem mesmo quem preside ou quem é particularmente rico de carismas está imunizado para caminhar constantemente per ducatum evangelii (RB, Prólogo 21), sob a guia do evangelho. Cada um tem necessidade que a própria vida de fidelidade a uma vocação seja submetida à avaliação constante de uma educação e uma edificação mútua, no caminho do crescimento pessoal....Essas coisas são meio complexas....e confesso vc sempre me pega desprovida....espero ñ tê-la deixado + confusa, ou antes esclarecida..bjs.

A VINDA DE CRISTO

A vinda de Cristo subleva as sortes e abre definitivamente o tempo novo em que se verifica a profecia de Ana: a estéril dá a luz sete vezes, a mãe de muitos filhos - que ignorava o dom e a bênção que carregava em si - debilita-se e torna-se um ramo seco (cf. 1Sm 2,5). Aos eunucos que se fizeram tais por causa do Reino dos céus, o Senhor concede ñ serem + ramos secos, mas uma árvore vigorosa que aprofunda suas raízes à beira da àgua, para dar frutos na chegada do outono (cf. Salmo 1 e 92/91). os eunucos e tbém estrangeiros podem, finalmente, ter um lugar na casa do Senhor, naquela casa em que por tanto tempo desejaram poder entrar......Espero que tenha sido bem clara...Olha a vida comum deve ser bem calculada, pensada mesmo com calma, ñ é uma experiência, uma aventura, uma tentativa que se faz para dar certo ou ñ. É um lugar onde ambos iniciam uma partilha, um companheirismo em que cada um joga a própria vida e às vezes a própria vida física e psíquica. Significa dispor-se da própria vida, perdoar, aceitar, saber dialogar, sem que perca a própria personalidade, muitas vezes custa fadiga e sangue....e SER principalmente, para o outro e para os frutos que virão deste relacionamento...Bjo no s2.....Paz!!!
POR/IVA